Nem sempre a Vagos FM teve este nome. E tudo começou assim...

Em 1987 foi fundada em Santo António de Vagos pelo Padre Manuel da Rocha Creoulo, pároco da freguesia, a Rádio Boa Nova, baseada nos valores de inspiração cristã, com o objetivo de promover o Concelho de Vagos. Os estúdios foram benzidos em 13 de Junho desse ano, festa do orago da localidade, muito embora as emissões experimentais já tivessem sido iniciadas no mês anterior.

O fundador adquiriu a expensas próprias todo o material necessário e instalou-o em anexos do salão paroquial, onde também funcionava já o Grupo Folclórico de Santo António.

Após cerca de ano e meio de funcionamento agregada aos serviços da Paróquia, no contexto das chamadas rádios piratas, no final de 1988 encerrou as suas emissões por contingência da nova Lei da Rádio.

Tratou-se de seguida de lhe dar estatuto jurídico próprio e concorrer à atribuição do alvará de radiodifusão reservado ao Concelho de Vagos.

Constituiu-se então a Cooperativa Rádio Emissor de Santo António de Vagos, e elaborou-se o projecto de rádio, sempre sob a dinamização do Padre Creoulo.

Atribuído o alvará e remodeladas as instalações e a componente técnica, voltaram as emissões, agora sob a designação de Rádio Voz de Vagos, a 16 de Setembro de 1989.

Dois grandes marcos da sua expansão foram a informatização dos estúdios e o aumento de potência de 500 para 1000 watts, na sequência do primeiro apoio do Estado à modernização tecnológica. Este apoio traduziu-se no financiamento do projecto a 50%, tendo ainda o Padre Creoulo financiado a parte restante.

Após o falecimento deste em 2 de Julho de 1999, continuou a Rádio a ser dinamizada por um grupo de leigos que já antes colaboravam na Direcção.

Posteriormente foi colocada uma torre de emissão na parte alta do Concelho em terrenos entretanto adquiridos, o que veio melhorar sensivelmente a cobertura radiofónica.

Em 2004 a equipa da Rádio procedeu a uma reformulação geral da programação, a qual resultou num enriquecimento assinalável do serviço da Rádio à região.

Hoje, a VAGOS FM é uma das poucas rádios que nesta região, apesar das dificuldades sempre acrescidas, continuam a manter o projeto inicial de uma rádio da região para a região.